quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Natal em cheio...

Natal em cheio... de alegria, paz e união familiar. É o que se deseja nestas épocas de festividades.

Neste ano rumou-se em direcção a Aguiar da Beira. E a noite de consoada foi passada na terra dos meus pais, em Carapito, uma freguesia a 8 km de Aguiar.
A viagem de Ponte de Lima para Aguiar correu bem e sem pressa, pois havia tempo, e claro não se deve abusar do pedal do lado direito!! (As fotos de pior qualidade, claro são do fone!!)


(Uma média de 8.0 litros para baixo, e para cima fiz uma média de 7.4, a para um carro de 2000 c.c. a GPL!)

Nessa noite o bacalhau  e o bom azeite são os réis. Também não posso esquecer da, sopa de bacalhau (que não passo sem ela), do arroz doce, do bolo rei e dos figos secos!!

A tal sopinha de bacalhau, que a minha mãe tão bem sabe fazer...



A boa disposição esteve sempre presente entre os mais novos, claro os tios ajudavam á festa!

O traquinas do João Pedro:





Enquanto outros gastavam o tempo a jogar uma cartada:



Outras pousavam para uma foto: minha mãe e esposa... 


Claro a hora mais esperada, era a chegada do Pai Natal, e como ele não podia entrar pela chaminé, pois estava a fogueira acesa, deixou uma caixa cheia de presentes!!!







No Domingo, deu para tirar umas fotos da aldeia natal dos meus pais!

Serra do Pisco, vista da cozinha:


Os casebres antigos ao por do sol:


Largo da igreja, com o que resta do "cepo" da noite anterior!


E o seu pelourinho...

Na segunda feira fomos almoçar a casa de um casal de amigos residentes na Suíça, que se encontravam por lá de férias. Ao António Andrade e sua esposa, sempre na arte de bem servir e receber as visitas o muito obrigado! Aqui fica o registo!!




 A tradicional foto de família...


Á tarde como os meus pai já pouco podem fazer, fui buscar uma pequena carrada de lenha com o velhinho tractor.
A experiência em andar com aquele tipo de máquinas é pouca ou nenhuma, mas como meu pai já não se encontra em condições, lá fui eu serra a cima (serra da Sernada), e trouxe-lo para baixo! Vinha um pouco com medo, confesso, pois tem uns travões maus, e claro aquelas máquinas já com alguns anos, o velhinho Massey Ferguson tem as suas manhas! Mas consegui.... hehehehe! Até parecia um agricultor!
As fotos são do telemóvel... é o que se arranja...





Na quarta feira deu para passar pela minha cidade de eleição - Viseu, claro as mulheres querem sempre ir ao lugar do costume - centro comercial:



E assim se passou mais uma época de Natal, agora em Aguiar da Beira, só daqui a 2 anos!! Ufa falta tanto...mas o que mais desejo é que quando lá chegar, estejamos todos juntos outra vez...



Aos meus pais... Obrigado!


terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Falta pouco...

Faltam pouco mais de 3 dias para o Natal... Espero isso á muito tempo para poder estar com os meus lá por baixo, principalmente com o meu pai, em que a sua situação piora de dia para dia.... o que me deixa muito triste e apreensivo, aproveito levarei as minhas ferramentas para fazer as pequenas reparações la por casa, reparações  que ele já não consegue fazer.

Contudo também penso muito na minha mãe, que tudo suporta, tornando a vida dela um inferno!! 
Maldita doença a do meu pai...

Tenho ficado no armazém em virtude de ter um colega de baixa! Estou a iniciar a contagem para o balanço! Dá trabalho mas ao menos não ando á chuva!

Continuação de boa semana!!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

E mais um...

E mais um fim de semana começa... com chuva claro e com algum frio! Ainda não liguei o aquecimento, pois a habitação tem bom isolamento! 

Contudo há um pensamento que me tem perseguido: O Natal, que este ano é pelas Beiras. Tenho contado os dias que faltam, parecendo um recluso a contar os dias que faltam para a sua liberdade!!
Resta-me desejar um bom fim de semana!

Abraços

domingo, 4 de dezembro de 2011

Placa gráfica, coolers e parafusos...

Um dia destes, estava a por aqui á volta nas minhas página preferidas da da net... quando... começo a ouvir um barulho muito estranho. Como tenho o pc aberto lateralmente, cheguei rapidamente á conclusão do que seria: nada mais do que o Cooler da Placa gráfica, que tinha dado o "berro".

Andei por várias casas da especialidade, curioso todos diziam: - "traga cá o pc para a gente ver se resolve". Ou seja, traga cá que isso é rápido e fácil, mas paga como fosse  difícil de se resolver!

Mas como o meu instinto de curiosidade me persegue, coloquei mãos á obra:


Este é o cooler danificado, aonde se nota que lhe falta uma pá da ventoinha:


Aqui dá para ver o local a onde se alojava o cooler na gráfica (seta encarnada):


Este é "novo" cooler da gráfica, que não é mais do que a ventoinha de uma Fonte de alimentação de um velhinho IBM com processador 386 da década de 90. Custou ele na altura 1500 euros.

Após devidamente desmontado o cooler, o maior trabalho foi arranjar o suporte, o que com um pouco de paciência lá se consegui dar a volta a um pedaço de uma liga de alumínio. O objectivo foi provocar uma corrente de ar sofre o Dissipador de calor, arrefecendo a placa. O sentido da corrente está demonstrado nas setas a cima indicadas.

Por fim foi este o material usado (e a velhinha carcaça do IBM PS/1): 

Agradecimentos: ao meu Filipe que estava sempre a desaparecer com a ferramenta, Heheheh.

Abraços e poucas avarias nas vossas máquinas! Até agora ainda funciona...