sábado, 16 de outubro de 2010

Estranho Sentimento!

Nem sei como começar, mas lá vai:

Nasceu na Alemanha  (KR 534 L era a sua matricula do país de origem) no longínquo ano de 1987. Em 1996 emigrou para Portugal, a onde obteve nacionalidade Portuguesa e adoptado por mim. Sempre foi fiel nos seus princípios, nunca deixando mal os seus donos.

Neste momento algumas pessoas perguntam de que eu me estou a referir: nada mais do que o primeiro carro da família:


Esta pequena homenagem tem razão de ser :porque chegou ao fim um ciclo. Tal como tudo tem um principio, meio e um fim. E esse fim foi dar o carro para o abate, aproveitando o incentivo do Estado na compra de outro novo, que termina este ano.


A sua bagageira não era grande, mas dava para arrumar tudo e mais alguma coisa; Foi no Golf  que fizemos a nossa viagem de núpcias ao Algarve em 1997.

 
Debaixo do capot encontrava-se a alma e o "coração"  dessa grande máquina, um 1600 c.c. a diesel, atmosférico ao qual estava acoplada uma caixa de quatro velocidades.  Conhecia cada peça que fazia parte desta máquina. Económico e barato nas revisões era o que se queria. Contudo com o tempo, e devo confessar, com o desleixo as coisas foram piorando, tinha uma fuga de óleo (pequena), por vezes trabalhava só em 3 cilindros, e já deveria ter problemas em alguma "tuche".

É claro que toda a gente cá da casa fez questão em fazer a sua homenagem:





Ao longo destes destes 14 anos foram percorridos mais de 300 000 km , houve uma altura que fazia 6000 km por mês,  avarias de grave: nenhumas, apenas o normal desgaste de determinadas peças!


Fui deixa-lo á pouco (21 e 30 minutos de hoje, Sábado) ao Stand. 

Estranho Sentimento me acompanhou durante toda esta semana, confesso com um nó na garganta, só de saber que ia deixa-lo fora de casa!

Estranho Sentimento quando o seu "coração" parou de vez para nós...

Estranho Sentimento quando lhe tirei a bateria fora (pois esta tinha apenas 2 meses) e sabia que depois daquele momento nada havia a fazer...

Houve choro durante o caminho e de regresso a casa... confesso que me sinto com um pouco de dificuldade para escrever... Estranho Sentimento!

 Antes de lhe virar costas pela ultima vez...     bati-lhe no capot com a palma da mão e sussurrei baixinho:  Obrigado!

Estranho Sentimento este por um carro. Afinal foi o meu primeiro carro!

Afinal é um Sentimento de Gratidão!

7 comentários:

AmSilva® disse...

O Amor não define o género nem o modo!
É normal, acho eu, ter um certo (estranho) sentimento por um carro, afinal, é o companheiro de tantas viagens, em momentos de passeio ou em alguma urgência esta lá! E depois quando é um caso sem avarias, que fez parte da "mobília" durante tanto tempo... sente-se algo!
E estes carros novos não são tão "carros" como os de antigamente...
Podes sempre ficar com a matricula para recordação.
Abraço

Rafeiro Perfumado disse...

Se isso te faz sentir melhor, ouvi dizer que o processo de abate é indolor.

Pedro disse...

E nunca lhe chegaste a meter aquelas luzes como o justiceiro.. isso é que me deixa triste

Teu irmão do meio disse...

Acredita que vim ver este teu post porque ontem (17/10/2010)fizeste, como é teu peculiar hábito, uma "queixa" do nosso (minha e do Pedro) suposto desinteresse pelas tuas palavras.
Não vou ajudar nesse pranto nem nesse "luto"da despedida do Golf. Inicialmente achei que era feiinho, mas só quem mesmo te conhece como eu para aceitar sem condenar as observações que claramente manifestam e corroboram a dita gratidão que tens pelo chaço.
O que me leva a comentar tudo o que dizes é acima de tudo a constatação mais uma vez de algo que é para mim inquestionável : a tua pureza.
Só uma pessoa tão pura como tu conhece e fala despudoradamente da atenção que dispensava a um carro daqueles. Só um ser como tu seria capaz de uma homenagem quase emocionante a um monte de latas velho.
Desiluda-se quem pense que debaixo dessa mensagem e de outras que se leiam nesse blog exista um qualquer pobre de espírito que não sabe mais do que apenas sobre pistons , amarrações de cargas, sinalética de camionistas ou de correias de distribuição. Para aqueles que te conhecem como eu, e sabes que são poucos, sabem que debaixo deste ser que se despede de um carro como se de um ente querido se tratasse, há aquela pessoa que devia ser modelo para muitos... aquele para quem a felicidade se cingia a momentos em volta de uma peça estranha tentando perceber de que raio de mal padecia. Quantos de nós perdemos estupidamente a simplicidade e noção da vantagem de se conseguir ser feliz com tão pouco??- Quantos de nós conseguem fazer de um gosto particular como aquele que tens pelos carros, pela mecânica, pelos fios e fusíveis, peças e pecinhas,um substituto aos copos e aos cafés , á bola ou ás tardes de sueca???

Admiro-te cada vez mais irmão.... pela tua pureza, pela tua simplicidade e pela tua humildade.Tudo o resto será sempre uma vasta e inóspita paisagem.

Susana Antunes disse...

Palavras para quê....
Já foi tudo dito e bem dito...
Estranho sentimento...
Todos nós já tivemos um estranho sentimento assim....
Um abraço nosso...

JP disse...

AmSilva:
Bem a minha esposa é a que mais falta vai sentir do velhinho GOLF, pois notou-se pelas suas lágrimas.
Recordações fiquei com algumas: uma matricula, os documentos antigos dele e mais algumas "coizitas".

Rafeiro Perfumado: Irei informar a minha esposa assim ela ficará mais aliviada... e eu tb... ehehe!

Pedro Lopes: Dessas luzes não levou mas chegou a algumas alterações!

Ao Meu Irmão do Meio: Muito obrigado pelas tuas belas palavras, não mereço tanto!

familia antunes: Estranho sentimento por uma lata velha.


Só falta vir a viatura nova, mas isso fica para mais tarde!

Abraços a todos

Dreamer disse...

Boas,

Em primeiro lugar parabéns pelo Blog, dei uma vista de olhos pela diagonal e gostei, vai merecer um lugar de destaque no meu ;)
Por vezes as despedida são difíceis, se calhar é por isso que ainda não me desfiz do meu, não sei se o conseguiria. Inclusivamente já o tive á venda, já me apareceu um comprador a oferecer o que estava a pedir, mas no ultimo momento pedi mais só para não o vender!

São as nossas coisas, eu sei o que custa...

Abraço e bons Km's !!!