domingo, 4 de dezembro de 2011

Placa gráfica, coolers e parafusos...

Um dia destes, estava a por aqui á volta nas minhas página preferidas da da net... quando... começo a ouvir um barulho muito estranho. Como tenho o pc aberto lateralmente, cheguei rapidamente á conclusão do que seria: nada mais do que o Cooler da Placa gráfica, que tinha dado o "berro".

Andei por várias casas da especialidade, curioso todos diziam: - "traga cá o pc para a gente ver se resolve". Ou seja, traga cá que isso é rápido e fácil, mas paga como fosse  difícil de se resolver!

Mas como o meu instinto de curiosidade me persegue, coloquei mãos á obra:


Este é o cooler danificado, aonde se nota que lhe falta uma pá da ventoinha:


Aqui dá para ver o local a onde se alojava o cooler na gráfica (seta encarnada):


Este é "novo" cooler da gráfica, que não é mais do que a ventoinha de uma Fonte de alimentação de um velhinho IBM com processador 386 da década de 90. Custou ele na altura 1500 euros.

Após devidamente desmontado o cooler, o maior trabalho foi arranjar o suporte, o que com um pouco de paciência lá se consegui dar a volta a um pedaço de uma liga de alumínio. O objectivo foi provocar uma corrente de ar sofre o Dissipador de calor, arrefecendo a placa. O sentido da corrente está demonstrado nas setas a cima indicadas.

Por fim foi este o material usado (e a velhinha carcaça do IBM PS/1): 

Agradecimentos: ao meu Filipe que estava sempre a desaparecer com a ferramenta, Heheheh.

Abraços e poucas avarias nas vossas máquinas! Até agora ainda funciona...

4 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Aposto que te estás a sentir um Dr. Frankenstein da informática! Abraço!

AmSilva® disse...

A tropa manda desenrrascar!!!!
Por vezes trocar umas peças é mais fácil do que parece e se for "á casa" cobram couro e cabelo...
Abraço

Susana Antunes disse...

Estou a ver que todos se divertiram... hehehhe....
Sabes é que sem eles não é a mesma coisa... pois não?
Gostei de ver... e aprender um pouco... assim já sei onde ir... ;)
Beijinhos e abraços para todos... ;)

JP disse...

Rafeiro Perfumado: Bem eu sei que sou feio mas assim tanto!!

AmSilva®: Bem até agora ainda funciona! Também não tenho puxado pela grafica (ver um filme ou a jogar)

familia antunes: Nada melhor do que estar em casa num fim de semana frio e fazer estas bricolages!!!!

Abraços a todos vocês!