quarta-feira, 29 de junho de 2011

Avaria !!

Hoje foi a mim que coube a infeliz sorte de me avariar o meu canhão.

Conheço-o tão bem, sei que ele no Verão se apertar muito com ele, acaba por aquecer um pouco, e nessas alturas alivio um pouco mais o pedal do lado direito e não se passa nada!

Hoje, sem razão aparente, e sem pressa no andamento, começa a aquecer, e de imediato, arranjei local onde parar e verificar o que se passava.


Levantar a cabine ainda é á unha, ou seja, tratando-se de um carro de 1993, claro, não tem o tradicional macaco hidráulico.
Ficou logo á vista o que se tinha passado, um pequeno tubo de borracha, com meio palmo de cumprimento arrebentou e estava a perder a água e por conseguinte o canhão  aquecia!

Primeiro de tudo arrefecer o radiador e meter água, depois de parado, tirei o tubo fora cortei a parte arrebentada e voltei a coloca-lo no sitio.


O dito tubo leva a água do motor ao compressor do ar; Penso eu que será para o arrefecer um pouco!

Mas isto tudo tem uma explicação: até 2009 este carro fazia uma revisão por ano, estava por minha conta.
Nessas revisões  mandava fazer o seguinte:

- Mudança de óleo;
- Mudança do filtro de Óleo;
- Mudança de filtros de gasóleo e filtro de ar;
-Mandava verificar os níveis de valvulina da caixa de velocidades, do diferencial, lubrificar as mangas de eixo;
- Mandava verificar os níveis do radiador, do óleo da direcção  e do óleo do pedal da embraiagem.

Ou seja, fazia uma revisão, que para os km que ele faz, seria o suficiente e claro ao longo do ano e como sempre faço, verifico sempre o nível do óleo do motor.

Devido á bendita crise, era da minha obrigação avisar o boss de que o carro precisava de fazer a revisão, e ele vem sempre com a desculpa que naquela altura não dava j€ito !!!  Ou seja desde 2009 que não faz uma revisão ....

E o resultado está á vista: a água, ou melhor aquela mistura de água e ferrugem a é o resultado do desleixo, em que põem á frente de tudo apenas as questões monetárias, pensando que estão a poupar dinheiro, acabam por gastar muito mais!

O que aconteceu hoje comigo, se acontecesse com outros lá da empresa, acho que a esta hora ainda estariam na estrada á espera que resolvessem o problema!




Ter carta de pesados qualquer nabo a tem, mas ser MOTORISTA, POUCOS LÁ CHEGAM!

E é assim trabalhar numa pequena empreza ...

Abraços!

3 comentários:

Susana Antunes disse...

Puxa vida...
Motorista não é só conduzir....
Boa sorte para o resto do verão... ;)
Beijinhos e abraços...

AmSilva® disse...

Isso não é apenas em pequenas empresas que acontece, mas alguns patrões pensam que ao poupar meia dúzia de tostões em adiar uma revisão estão a fazer bem, mas por vezes as consequências desse adiar podem ficar bem caras!!!
andei com uma camenete ( DAF) que todas as semanas levantava a cabine em média 2 vezes, troquei todos os tubos de água até ficar bom!!
Abraço

JP disse...

familia antunes

AmSilva®

eu passo-me com este tipo de situações que poderiam ser evitadas, se houvesse um plano mínimo das revisões a cumprir ...